19/07/2019  01h44
· Guia 2019     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
Ubatuba - Sua opção de lazer
UBATUBA Dados Gerais História Personagens Cultura Natureza Esportes Praias Eventos Mapas Guia UbaWeb 2019 Pontos Turísticos Mapa do Site Créditos
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
CULTURA
Sobrado da Câmara Municipal

Cruz de Ferro
Foto: © Miguel Angel
Em meados do século XIX a Câmara Municipal de Ubatuba adquiriu o sobrado que na época pertencia ao Dr. José Paulo da Rosa e Bonsucesso Galhardo, instalando-se nele em 05 de janeiro de 1864. Não se sabe ao certo o ano de construção do mesmo.

No dia 06 de abril de 1872, o Fórum foi instalado em uma das dependências do prédio e em 1908, com a reforma administrativa que estabeleceu a função executiva dos primeiros prefeitos, a Prefeitura Municipal também passou a funcionar cumulativamente no mesmo lugar.

Em 1959 o prédio do Fórum foi construído e finalmente em 1964 Francisco Matarazzo Sobrinho, prefeito na época, construiu a sede da prefeitura, quando a Câmara voltou a ocupar totalmente o Paço.

O Paço Nóbrega, como é conhecido, segundo informações de Washington de Oliveira (Seu Filhinho), em um de seus livros, em 1936 sofreu reformas que resultaram nas divisões de espaços da área, mas a fachada é a mesma desde o começo do século passado. Por volta de 1960 algumas reformas internas foram feitas para a recuperação do telhado, forro, piso e esquadrias. Em janeiro de 1985 a solicitação de tombamento foi feita pelo vereador Cícero José de Jesus Assunção, ano em que foi presidente da Casa. Atualmente a Câmara Municipal de Ubatuba, localizada à avenida Iperoig nº 218 ocupa também um segundo prédio, o Anexo, localizado à rua Salvador Corrêa nº 46.

Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar

FONTE
Câmara Municipal de Ubatuba
Voltar






· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2019, UbaWeb. Direitos Reservados.