25/06/2017  03h56
· Guia 2017     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
Ubatuba - Sua opção de lazer
UBATUBA Dados Gerais História Personagens Cultura Natureza Esportes Praias Eventos Mapas Guia UbaWeb 2017 Pontos Turísticos Mapa do Site Créditos
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
ESPORTES
Ubatuba oferece condições naturais para o exercício de muitos esportes. Sua geografia é ideal para a prática do mountain bike, montanhismo, bicicross, natação, surf, sonrisal, náutica, mergulho e muitos outros (com a propagação do ecoturismo, cresce o interesse pelas trilhas).

Fábio Oliveira no Félix - Foto: © Marcelo Aguiar Trilha da praia do Bonete - Foto: © Fabio Pardini Jr. Saco da Ribeira - Foto: © Miguel Angel

No centro, encontra-se o Ginásio Municipal de Esportes onde são praticados o vôlei, o basquete e os esportes de quadra em geral.

O Estádio Municipal Ciccilo Matarazzo, no Perequê-Açú, é palco para os jogos de futebol e outras competições.

O município ainda conta com pequenas estruturas para a prática de esportes nos bairros e nas escolas.


ESPORTES DE QUADRA COBERTA

A Prefeitura Municipal de Ubatuba mantém o ano inteiro suas escolinhas de basquete e vôlei, que são desenvolvidas no Ginásio Municipal de Esportes. Lá também é praticado o futsal, mas em menor freqüência. Algumas escolas, particulares ou não, também têm dias reservados para que os grêmios estudantis possam usufruir das quadras, praticando esses esportes.


FUTEBOL

Para quem gosta mesmo de bater uma bolinha, Ubatuba conta com sua Liga de Futebol, que organiza o Campeonato Municipal. Normalmente as finais acontecem no Estádio Ciccilo Matarazzo, após um ano de muitas partidas oficiais e um torneio bastante equilibrado. Se a preferência, no entanto, é por um racha mais descontraído e informal, existem vários campos espalhados pela cidade e é muito comum ver o pessoal se divertindo em praias como Itaguá e Grande. Também existem escolinhas e quadras para locação.


TÊNIS

Ubatuba conta com razoável estrutura para a prática do esporte do Gustavo Kuerten, o "Guga". Um trabalho desenvolvido há quase uma década gerou muitos praticantes, uma equipe competitiva e, se a idéia for fazer umas aulas, bons professores, inclusive nos melhores hotéis da cidade. Muitos turistas também aproveitam os feriados e a temporada para se divertir com suas raquetes.


ARTES MARCIAIS

Os adeptos das várias modalidades de defesa corporal encontram em Ubatuba um bom leque de opções que vão desde as academias de karatê, judô e kung-fú até as de capoeira e jiu-jitsu. Como todas estas modalidades estão perdendo a fama de serem esportes violentos (quando bem ensinados e praticados) e continuam ganhando bastante popularidade, instalou-se em Ubatuba uma boa variedade de profissionais do ramo, com academias, competições e muitos adeptos.


GINÁSTICA AERÓBICA E MUSCULAÇÃO

As academias de ginástica, todas de qualidade, garantem a forma de quem curte uma aeróbica ou musculação. Apesar das recentes crises financeiras, quase todas as academias reciclaram seus aparelhos e a maioria dos professores tem constantemente procurado se atualizar acerca das novidades que sempre estão surgindo nesse ramo.

FONTE
Ralph Luiz de Carvalho Solera Soares

MERGULHO

O litoral de Ubatuba é uma região privilegiada e oferece mais de 50 pontos de mergulho, com peculiaridades diferentes. Os lugares mais visitados ficam no máximo a 21 milhas do continente, como a Ilha das Couves, Rapada, Laje Grande, Cabras, Anchieta, Palmas e Vitória. Esta ultima conta com abundante fauna marinha.

O mar é calmo quase o ano todo e oferece condições ideais para o mergulhador. Apresenta intensa vida marinha e relevo submarino constituído basicamente por rochas com algumas formações de coral, profundidades variando de 5 a 30 metros e visibilidade podendo chegar a mais de 15 metros nas ilhas próximas. Suas águas limpas e despolidas formam um hábitat perfeito para os peixes da região como jaguariçás, ciliares, ornamentais diversos, lagostas, polvos, e outros de maior porte como badejo, garoupa ou anchova.

Existem várias empresas especializadas em mergulho, que prestam serviços de manutenção, aluguel e venda de equipamento, recarga cilindros, cursos e saídas de barcos para mergulho.


NÁUTICA

A costa de Ubatuba é propícia a prática dos esportes náuticos, contando o município com vários clubes para apoio aos esportistas.

A náutica (turismo náutico) desponta como principal atividade econômica do município.


PESCA

A extensa costa de Ubatuba abriga um número incontável de pescadores amadores, que têm na pesca de linha seu principal hobby. Há dois principais grupos de peixes que podem ser capturados nessa modalidade: os de fundo arenoso (praias, costeiras), que são o bagre, o linguado, o pampo, o betara, caçonete, pequenas raias etc.; e os de fundo rochoso (lajes e parcéis), que são a garoupa, o mero, o badejo, o marimbá, o sargo, o budião e outros. Mesmo sendo um esporte, é necessário estar munido de licença concedida pelo Ibama.

Entre os lugares mais procurados estão o cais do Porto, no Itaguá, por ser iluminado e seguro à noite ou a praia do Cruzeiro, no centro. Para os que preferem as costeiras, Ubatuba possui dezenas delas espalhadas por seu litoral.

Para pesca em mar aberto, há a opção de aluguel de barcos ou escunas.


SURF

O surf é um dos esportes que mais angariou popularidade nos últimos anos. Além disso, é uma das modalidades que mais tem contribuído para elevar o nome do Brasil no exterior.

Conhecida nacional e internacionalmente por oferecer excelentes condições para a prática do surf, Ubatuba, usa o título de a Capital do Surf instituido pela Lei Municipal nº 1454 de 12/07/1995.

No dia 26 de março de 1997, a Câmara Municipal de Ubatuba aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei nº 07/97 (Lei Municipal nº 1581 de 24/04/1997), que inclui a prática do surf, nas aulas de Educação Física, das escolas públicas municipais.

A história do surf de Ubatuba já começa a ser escrita.







· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2017, UbaWeb. Direitos Reservados.