29/06/2017  04h17
· Guia 2017     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
Ubatuba - Sua opção de lazer
UBATUBA Dados Gerais História Personagens Cultura Natureza Esportes Praias Eventos Mapas Guia UbaWeb 2017 Pontos Turísticos Mapa do Site Créditos
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
ASTRONOMIA
Trópico de Capricórnio
Linha imaginária passa em cima de Ubatuba

O Trópico de Capricórnio existe sim, e passa em Ubatuba, bem na cabeceira do aeroporto. As linhas dos trópicos, assim como a do Equador, são imaginárias, mas têm um significado astronômico bem preciso.

A linha do Equador é a resultante da intersecção de um plano perpendicular ao eixo de rotação da Terra com a sua superfície e que divide o globo em dois hemisférios, o Norte e o Sul.

Os dois trópicos, o de Capricórnio ao sul do Equador e o de Câncer ao norte, constituem-se nos paralelos de latitude 23º 26' 21",45 - norte ao sul, valor médio válido até o ano 2000.

Este número, aparentemente cabalístico, no entanto, nada mais é do que o valor médio da inclinação do eixo de rotação da Terra com relação ao plano de órbita dela em torno do Sol.

E o que isso tem a ver com Ubatuba?

É que aqui passa a linha do paralelo 23º 26' 21",45, atravessando a avenida Iperoig exatamente em frente à pista do Aeroporto. Se procedêssemos como os antigos, que ficavam espiando o movimento do Sol com relação à sua posição na Terra, aqui em Ubatuba notaríamos que no dia 22 de dezembro de cada ano o Sol sempre estaria a pino sobre nossas cabeças, data esta que se chama Solstício de Verão, e também que no dia 22 de junho (Solstício de Inverno), o Sol apresentaria sempre sua posição mais baixa em relação ao horizonte.

Isso significa que, não só aqui em Ubatuba, mas em toda a linha dos trópicos, apenas em um dia no ano e, para ser mais exato, apenas por um instante, teremos o Sol exatamente a pino. A linha do trópico é, pois, o lugar geométrico da Terra onde este fenômeno ocorre apenas uma vez por ano. Na linha do Trópico de Capricórnio inteira não se encontra nenhuma outra cidade litorânea nas mesmas condições de Ubatuba, geograficamente falando.

FONTE
Igarati Revista - Ano 1 - nº 11 - Novembro de 1993
Voltar






· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2017, UbaWeb. Direitos Reservados.