25/05/2019  04h05
· Guia 2019     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
Ubatuba - Sua opção de lazer
UBATUBA Dados Gerais História Personagens Cultura Natureza Esportes Praias Eventos Mapas Guia UbaWeb 2019 Pontos Turísticos Mapa do Site Créditos
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
PERSONAGENS
Seu Filhinho

Seu Filhinho
Foto: Arquivo UbaWeb
Com 92 anos muito bem completos no último dia 30 de março, Washington de Oliveira (nasceu em 1906), ou Filhinho, é considerado uma lenda viva de Ubatuba.

Casado com Lucila Passos de Oliveira, ou apenas Dona Mocinha, hoje falecida, teve 3 filhos: Maria Aparecida, Lucilla Anita e Washington Filho. Seu pai, coronel Ernesto Gomes de Oliveira, foi o primeiro prefeito da cidade. Seguindo o exemplo do pai, Seu Filhinho também participou da política ubatubense, sendo prefeito em 36 e 45 e também vereador pelo Partido da República (PR).

Farmacêutico por oportunidade, já que as condições da família não lhe permitiram ser médico, como sonhava, esteve a frente da Farmácia do Filhinho por mais de 50 anos. É difícil quem nunca procurou a Farmácia do Filhinho, na praça da Igreja Matriz, no centro da cidade. Atendia a qualquer hora do dia ou da noite. Para ele, não havia horário a cumprir. Filhinho formou-se aos 16 anos pela Escola de Farmácia de Pindamonhangaba. A Farmácia do Filhinho funcionou até 1980.

Além de prefeito e farmacêutico, Filhinho também foi correspondente do Correio Paulista e da Folha de São Paulo, em 36. Nessa época era prefeito, e aproveitava para enviar notícias sobre os preparativos para a comemoração do 3º Centenário da fundação da cidade, quando foi construído o Obelisco da Praça da Matriz.

Washington de Oliveira também exercitou seu punho literário quando escreveu os livros Ubatuba Documentário, Lendas & Outras Estórias e A Farmácia do Filhinho.


Em sua literatura retrata fatos políticos, pessoais e históricos da própria cidade.

Hoje, em sua casa, ao lado da aposentada Farmácia do Filhinho, ele observa de sua varanda o tempo passar a espera dos ventos do desenvolvimento, que tardam a chegar em Ubatuba.

FONTE
Jornal de Bolso - Ano 2 - nº 10 - Março de 1998 - Comunicação Versátil

ATUALIZAÇÃO

Washington de Oliveira, faleceu aos 93 anos de idade no dia 19 de janeiro de 2001. Foi escrivão de polícia, legista e agente do Lloyd (além de farmacêutico). Na política, atuou como vereador, presidente da Câmara e prefeito. O Plenário da Câmara Municipal de Ubatuba recebeu seu nome, numa justa homenagem.

Voltar






· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2019, UbaWeb. Direitos Reservados.