25/05/2019  03h48
· Guia 2019     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
Ubatuba - Sua opção de lazer
UBATUBA Dados Gerais História Personagens Cultura Natureza Esportes Praias Eventos Mapas Guia UbaWeb 2019 Pontos Turísticos Mapa do Site Créditos
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
PERSONAGENS
Lycurgo Barbosa Querido
O PIONEIRO

Lycurgo Barbosa Querido - Foto: Arquivo UbaWeb
Foto: Arquivo UbaWeb
O desenvolvimento econômico de Ubatuba está ligado à figura de Lycurgo Barbosa Querido.

Dizem os mais antigos que aquele que não conhece a história de Lycurgo não consegue enxergar o futuro de Ubatuba. Pois bem, Lycurgo Barbosa Querido nasceu em Taubaté em 15 de janeiro de 1912. Sua formação profissional, cultural e intelectual passou pelos cursos de Contador, Direito e Jornalismo por vocação.

Chegou em Ubatuba aos 14 anos de idade, isso em 1927, pelas mãos de Félix Guisard.

Lycurgo possuía espírito empreendedor. Seus investimentos em Ubatuba datam a partir da década de 40, quando trouxe a primeira companhia telefônica para Ubatuba e que servia a todo o Litoral Norte. Nesta época era acionista, com 49% das ações, da Companhia Telefônica Tupi em parceria com o Governo Estadual que detinha 51% das ações, que hoje é a Telesp.

Fundador e Presidente da Companhia de Táxi Aéreo Valpar, inaugurou os pioneiros vôos regulares Ubatuba-São Paulo, estimulando o fluxo de turistas na cidade.

Foi também o fundador do primeiro clube social de Ubatuba, o Itaguá Praia Clube. Sua sede ficava onde hoje é o Tom Bar, e o conjunto poliesportivo, que consistia em quadras de tênis, bocha, vôlei, basquete e futebol de salão, era localizado onde hoje é a feira hippie. Construiu o monumento ao Cristo Redentor, erguido no bairro do Acaraú, no Itaguá. Foi também fundador e editor chefe do Jornal "A Tribuna Caiçara". Em 1948, o primeiro título de Cidadão Honorário da cidade foi cedido, pela Câmara dos Vereadores, a Lycurgo Barbosa Querido. Em 68, criou a primeira gráfica e editora da cidade, Anchieta do Brasil. Fundador do Rotary Clube de Ubatuba e Taubaté, foi Governador do Rotary Internacional nos anos de 81 e 82. Advogado atuante, tinha trânsito e presença marcante no Fórum de Ubatuba.

Inaugurou a primeira imobiliária em Ubatuba: Departamento Imobiliário Central. Hoje é a Querido Imóveis, no Itaguá. À frente da imobiliária foi o percursor dos loteamentos em Ubatuba. O primeiro condomínio na cidade foi o Balneário Virotininja e desenvolveu diversos loteamentos como o Gurilândia Caiçara com mais de mil lotes no Itaguá até o Estufa II, o Jardim Acaraú, também no Itaguá, com mais de 20 casas populares. Jardim Esplanada, Vivamar, Perequê-Açú entre outros. Construiu também o Balneário Piratininga, Hotel Miramar, Edifício Itaguá e outros.

Lycurgo tinha, além de empreendedor, preocupação social muito grande. Em suas viagens para Alcântara, no Maranhão, deparava com uma miséria imensa e falta de assistência médica à essa população. Fundou a Associação de Misericórdia de Alcântara, hospital para pobres, dotado de excelentes aparelhos cirúrgicos e hospitalares. A partir de 77 viajava duas vezes por ano acompanhado de equipe médica, onde permaneciam atendendo mais de três mil pessoas. Após a sua morte em outubro de 1982, a Santa Casa de Alcântara recebeu seu nome, como reconhecimento daquela população.

FONTE
Jornal de Bolso - Ano 2 - nº 11 - Abril de 1998 - Comunicação Versátil
Voltar






· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2019, UbaWeb. Direitos Reservados.