Biblioteca Pública Municipal Ateneu Ubatubense
| Foto: © Luiz Felipe Bacellar de Azevedo | Com acervo de aproximadamente 25 mil volumes, inclusive no sistema Braille, a Biblioteca Municipal é ad-ministrada pela FUNDART atendendo principalmente o público estudantil.
Nas datas institucionais, como por exemplo: dia do Índio, do Folclore, Independência do Brasil, aniversário da Cidade, é que os alunos mais procuram a Biblioteca.
Mais não apenas as pesquisas escolares que movimentam o dia a dia dos livros. É grande o número de empréstimos verificados diariamente. Paulo Coelho lidera a preferência dos leitores. Zíbia Gasparetto, Sidney Sheldon e Agatha Christie também não deixam seus livros parados nas estantes.
Para o empréstimo de livros, o leitor deve retirar a sua carteira na Biblioteca. Para consegui-la é necessário foto 3x4, comprovante de endereço e documento de identidade. A carteira é feita automaticamente, sem espera e sem pagamento de taxas.
O acervo de livros é aberto e o leitor pode manusear livremente as estantes e escolher a obra de sua preferência.
Estudantes universitários conveniados com a Fundação monitoram o atendimento ao público.
Criada em 1967 pelo então prefeito Francisco Matarazzo Sobrinho, a Biblioteca funcionou inicialmente nas dependências do prédio da Câmara Municipal e atualmente funciona na Praça Treze de Maio, 52, em prédio projetado pelo arquiteto Oswaldo Arthur Bratke para ser a Prefeitura Municipal e adaptado atende as necessidades da Biblioteca.
FONTE | Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba - FUNDART |
|