11/09/2025  10h43
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Nazarethe Fonseca
05/06/2007 - 05h31
Jovens demais
 
 

Estou com 34 anos, não sou mãe, não me casei, não estou reclamando, é uma constatação para o que pensei durante toda esta semana.

Como educar os jovens de hoje? Os filhos do século XXI? Eles são geniosos, personalidade forte, sexualidade avançada. Não temem nada, nem ninguém, os pais perdem rapidamente a autoridade, se bem que autoridade em algo que deve ser substituída pela conversa, pela exposição dos fatos, da vida.

Os jovens de hoje nada querem além de manter a juventude, a si próprios aos seus pequenos mimos, telefone celular, o ipod, o mp3, os seus joguinhos e manias.

Não sou tola, a maioria dos jovens do meu país não levam uma vida fácil, trabalham têm problemas maiores que se preocupar que a última moda de cabelo e mochila escolar. Se servir de exemplo que tal falarmos dos países em constantes guerras onde infância não existe e adolescência é motivo de ir para guerra. Nas favelas não existe tempo para infância, birra e muito menos levantes infantis.

Como dizer a seu filho: - Estude, isso é seu futuro, você quer vender drogas na favela, é isso? Levar porrada da polícia, se prostituir? Como você vai ganhar a vida? Como vai se manter sem a mesada? Como acha que vai conseguir dinheiro para ir para o Shopping?

Estas não são as melhores frases para se trocar com um jovem, afinal ele pode muito bem descambar sem motivo algum para a marginalidade porque você não lhe deu mais mesada, e aí?? Como educar? Como fazê-lo ver que está na melhor fase de sua vida e muito em breve a vida vai cobrar dele ou dela cada minuto perdido diante do computador numa sala de bate-papo? Como lhe explicar que com o salário mínimo não se paga as contas, não paga o dentista, o médico, a conta de energia, o concerto do computador?!! Como!??

Vamos deixá-los quebrarem suas jovens caras? Vamos cruzar os braços e deixar que continuem tirando notas baixas, virarem aquele amigo que todos excluem agora pois não conseguiu se formar, é um ninguém??!!

O mundo é uma selva e os jovens de hoje não tem metade da esperteza da chapeuzinho vermelho. Ou seja o lobo mau seja as drogas, a gravidez indesejável, a prostituição, a simples reprovação está pegando esses jovens com facilidade.

Eles não temem o futuro e por mais que se apele continuam caminhando para o buraco sem medo. Tira-se tudo deles e eles nada sentem.

Do que são feitos os jovens de hoje?

A fome, a miséria, as guerras, nada parece tocá-los, fazê-los entender que a vida é curta e que logo estarão mais velhos e sem chance de correr atrás do que perderam. Se eles pudessem parar e escutar jovens como eles que hoje são adultos arrependidos seria maravilhoso, talvez servisse de exemplo, ou talvez de chacota. Afinal eles me parecem jovens demais até para pensar. Estou muito desconfiada que os jovens de hoje não tem juízo, cérebro.

Talvez seja as ondas magnéticas, talvez seja algum tipo de experiência, mas porque será que tão poucos jovens têm juízo? Eu lamento por eles, pelo futuro que eles, os jovens de hoje realizaram.

Nós não fizemos melhor, e é porque tentamos. O mundo está violento, sujo, dizem que o clima nos matará, não soubemos educar as crianças e tudo parece ir pela ribanceira.

É, talvez seja isso, eles são jovens demais para tomar a direção de suas vidas nas próprias mãos. Pois não vamos nos iludir, eles podem até morar com os pais, receber mesada, mas são completamente independentes.


Nota do Editor: Nazarethe Fonseca é jornalista e escritora.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
ÚLTIMAS DA COLUNA "NAZARETHE FONSECA"Índice da coluna "Nazarethe Fonseca"
12/06/2007 - 15h01 Dia dos Namorados
24/05/2007 - 17h01 Cassar ou não cassar?
21/05/2007 - 05h30 Medo de amar
17/04/2007 - 08h03 Homem em pó
13/04/2007 - 06h11 Linda de morrer
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.